Estudo da viabilidade de uso da areia descartada de fundição em misturas asfálticas

 Este trabalho detalha um estudo executado entre cinco empresas fabricantes de misturas asfálticas, que tiveram a ADF incorporada ao seu produto. Os resultados técnicos e econômicos revelam em que medida este resíduo da fundição é capaz de passar a importante aliado para a sociedade.

Nos últimos anos, tem cres­cido a preocupação com a maximização do aproveita­mento dos recursos naturais, asso­ciada à redução de custos. Diversos trabalhos abordam o potencial do aproveitamento de resíduos oriun­dos dos processos produtivos, em especial do setor de mineração de agregados.

Conforme CARNIN (2008), as areias de fundição são os resíduos sólidos com maior volume de pro­dução no país, gerando aproxima­damente mais de 3 milhões de t/ano. Além do impacto ambiental, as empresas que geram estes resíduos são responsáveis pela sua disposi­ção, o que significa custo. Uma proposta de utilização da ADF é apresentada, com o objeti­vo de estudar o seu uso em mistu­ras asfálticas. Para a realização deste estudo, fo­ram analisados os materiais de cin­co empresas fabricantes de mistu­ras asfálticas da cidade de Joinville (SC), aqui denominadas: Empresa A, empresa B, empresa C, empresa D e empresa E. 

 A metodologia adotada para a deter­minação do teor ótimo de mistura foi a Marshall, pois o DNIT – De­partamento Nacional de Infraestru­tura em Transportes o recomenda para a dosagem do concreto asfál­tico. Este processo é utilizado tan­to para projeto de misturas, como para controle de campo. As amostras de agregados foram coletadas nas empresas da região de Joinville e encaminhadas para o laboratório de pavimentação, onde foram realizados os ensaios de ca­racterização e elaboração do traço. Juntamente com os agregados, foi coletada amostra de CAP, para ela­boração dos traços. A ADF foi doada por uma fundi­ção, também da região de Joinville.

Todas as cinco amostras encaminhadas ao laboratório para análise eram pro­venientes da Refinaria REPAR. Os resultados obtidos neste ensaio fo­ram satisfatórios e determinaram valores para a execução das mistu­ras asfálticas e de compactação.

Conclui-se que a adição de ADF como agregado na mistura asfáltica não prejudica as suas pro­priedades mecânicas. No âmbito da economia, a adição de ADF reduziu o custo final de produção do CAUQ. É possível observar que todas as novas for­mulações de misturas asfálticas uti­lizando o rejeito de ADF obtiveram menor custo final de produção.

Por fim, fica claramente evidencia­do que o uso da ADF proporciona redução de custo na mistura asfál­tica, diminuindo o custo final de uma estrutura de pavimento. Além de o uso da ADF proporcio­nar uma estrutura mais econômica, o material reduzirá o impacto am­biental, pois se hoje é tratado como resíduo, passará a ter um uso tec­nológico.

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